Pente garfo: veja como dar um volumão nos cabelos


No Brasil, as pessoas que se identificam como pretas ou pardas, representam 54% do total da população. Nesse contexto, grande parte dos brasileiros têm os cabelos crespos ou cacheados. Entretanto, a divulgação das formas de cuidado que valorizam os fios com essas características é algo recente.

Nós queremos contribuir para que esse cenário seja modificado, vamos dar diversas dicas úteis para o cuidado do cabelo. Se você está à procura de um acessório que te ajude a produzir volume, continue a leitura! 

Para que serve o pente garfo

Utilizado para potencializar o efeito do volume e para eliminar ou reduzir o fator encolhimento, o pente garfo é um acessório essencial para todas as pessoas que possuem cabelos crespos ou cacheados. Ao contrário do pente simples, ele não deve ser usado para desembaraçar os fios, sua atuação ocorre no processo de finalização. É como uma ferramenta para levantar a raiz.

Quais são os tipos disponíveis

Como ele possui diferentes tamanhos e pode ser encontrado em vários materiais, separamos algumas dicas para que você escolha o modelo mais adequado ao seu cabelo e ao seu objetivo.

  • Pente garfo com fileiras duplas e dentes largos: esse modelo é ideal para quem precisa dar mais volume à raiz, mesmo possuindo cachos bem definidos.
  • Pente garfo de dentes estreitos: a largura entre os dentes é inversamente proporcional ao volume. Ou seja, dentes mais estreitos potencializam o volume.
  • Pente garfo de madeira: a madeira é um material que ajuda a eliminar a eletricidade estática dos fios. Assim, esse modelo é ideal para quem sofre com frizz.
  • Pente garfo de Metal: o grande benefício deste material é que ele não prejudica em nada os fios, por isso ele é o preferido dos profissionais especializados em cabelos cacheados e crespos.
  • Plástico ou acrílico: normalmente esses são os mais encontrados, eles ajudam a dar forma e soltar os fios, principalmente os mais crespos.


Dicas para valorizar a sua beleza natural utilizando o pente garfo

Ao assumir o cabelo natural, isto é, parar de utilizar qualquer química que modifique a estrutura dos fios capilares, muitas pessoas descobrem que nem sempre apenas a finalização com cremes resulta no volume e forma desejados.

O pente garfo aliado a algumas técnicas pode ser positivamente decisivo nestes momentos para que você não desista de assumir sua real identidade. Venha aprender a utilizá-lo!

1- Utilize o pente garfo após finalizar os cachos

Use a técnica de finalização de sua preferência e, quando os fios começarem a secar, pegue o pente garfo e encaixe-o na raiz (em paralelo ao couro cabeludo), sem puxar ou forçar, vá levantando a raiz. Repita o procedimento, até alcançar o volume desejado.

2- Faça uma combinação entre a fitagem com o uso do pente garfo

A fitagem é uma técnica de texturização que ajuda a definir os cachos. O uso do pente garfo após essa técnica ajuda a aumentar o volume sem desfazer os cachos.

3- Tenha sempre um pente garfo à mão

Uma das vantagens desse acessório é que ele pode ser levado para qualquer lugar. Então, se precisar retocar o volume, basta encaixá-lo rente à raiz e começar o processo para levantar as madeixas.

4- Tenha cuidado para não quebrar os fios ao utilizar o pente garfo

Perceba que a todo o momento frisamos como utilizar o pente garfo: o acessório deve ficar rente à raiz deve ser puxado levemente para cima. Assimilar essa informação e executá-la é essencial para evitar a quebra dos fios.

5- Pare de se preocupar com o frizz

A escolha do pente garfo de madeira ajuda a evitar aqueles fios arrepiados. Entretanto, é importante ressaltar que eles são normais e que se você terminar a finalização, utilizar o pente garfo e, depois, ainda passar outros produtos para tentar eliminar esses fios eriçados, pode ser que os efeitos das técnicas anteriores se percam.

E aí, gostou das dicas? Aproveita que o pente garfo é acessível e é fácil de usar e compartilhe este texto nas suas redes sociais, ajude os seus amigos a valorizarem a beleza natural dos fios crespos e cacheados!


Somos o Todo Black é Power

O Todo Black é Power é uma marca destinada a estética negra. Acreditamos no empoderamento estético para nos fortalecer.

Todo Black é Power

Atendimento: (31) 98596-0880

Rua da Bahia, 319 - Centro
31110-000 - Belo Horizonte

Ter - Sex, 9h - 19h
Sábado, 9h - 18h

Como chegar